PROERD

I – O QUE É O PROERD
O Proerd (Programa Educacional de resistência às drogas e à violência), tendo como modelo o D.A.R.E. (Drug Abuse Resistance Education), desenvolveu-se no Brasil, com o objetivo primordial de atuar na prevenção do uso de drogas por crianças e adolescentes.
Diante do crescente poder de atração das drogas, que ilude  e engana nossas crianças, jovens e adultos, as organizações  governamentais e não governamentais, relacionados direta  ou indiretamente a segurança pública, têm se empenhado,  de várias formas, com investimentos altíssimos, a fim de  coibir as ações criminosas, neste sentido, as quais, conforme  os indicadores, vêm de forma assustadora destruindo nossa  sociedade. Todas estas ações, têm representado efeito,  porém, não bastam, face à ousadia e sofisticação do crime  organizado, em nível mundial.
Conclui-se desta forma, que os esforços encontram maior eficiência quando se adota uma postura educacional, preventiva, de cunho estratégico. O Proerd, com sua missão de educar as crianças, no seu habitat, reunindo esforços, ou seja: família, polícia e escola foi o fator preponderante, que motivou em 1983, a criação do D.A.R.E. pelo Distrito Escolar e Departamento de Polícia de Los Angeles – EUA – para, de forma didática e pioneira, atuar na prevenção do uso de drogas pelas crianças e adolescentes.
 
O Projeto desenvolvido por um grupo composto por psicólogos, psiquiatras, policiais e pedagogos, na sua implantação, obteve sucesso em todos os Estados Norte-Americanos, como posteriormente em mais de 50 países conveniados ao Programa. No Brasil o D.A.R.E chegou em 1992, através da Polícia Militar do Rio de Janeiro, e em 1993 pela Polícia Militar de São Paulo, recebendo o nome em português de Proerd.
 
Atualmente todos os Estados da federação e a Capital Brasília, através de suas Polícias Militares, adotaram o Proerd, sendo que no Estado do Pará somente no mês de agosto/O3, fora implantado.
 
II – DESCRIÇÃO DO PROJETO
PROERD é um programa com caráter social preventivo, que é alicerçado no Programa D.A.R.E. Norte Americano, que tem como objetivo prevenir o uso de drogas, inserindo em nossas crianças a necessidade de desenvolver as suas potencialidades para que alcancem de maneira concreta e plenamente seus sonhos de uma sociedade mais justa e segura.
 
Este Programa consiste num esforço cooperativo da Polícia Militar, através dos Policiais PROERD formados pelo Programa, Educadores, Pais e Comunidade para oferecer atividades educacionais em sala de aula, a fim de prevenir ou reduzir o uso de drogas e a violência entre crianças e adolescentes.
 
III – CONCEITO
  1. O Programa Educacional de Resistência à Violência e às Drogas (PROERD), constitui uma forma de atuação da PMPA voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens.
  2. A presença de policiais militares nas escolas para a aplicação do PROERD, aumenta também a possibilidade de redução de outros problemas locais afetos à segurança pública, aproximando a PM e a própria entidade de ensino à comunidade.
  3. O PROERD tem por base, o Proleto “D.A.R.E”, inicialmente desenvolvido e aplicado pelo Departamento de Polícia e o Distrito Escolar Unificado da cidade de Los Angeles/EUA e que hoje está sendo aplicado em todo o País e em mais 47 países. Sendo desenvolvido no Brasil, após as adaptações necessárias à nossa realidade cultural.
  4. A vinda do “D.A.R.E.” para o Brasil, foi proporcionada através da realização de cursos Específicos ministrados pelo Centro de Treinamento do D.A.R.E. de Los Angeles/EUA, a integrantes da Polícia Militar do Estado de Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.
  5. A aplicação do PROERD, deve ser precedida de um Protocolo de Intenções, firmado entre a Secretaria de Defesa Social e a Secretária Estadual da Educação, podendo ser aplicado em qualquer estabelecimento de ensino que o queira.
  6. O PROERD está sendo desenvolvido por Policiais Militares, que possuem o Curso de Formação de lnstrutores PROERD.
  7. Em momento algum será concebida a autorização de serem ministradas aulas fora do padrão PROERD.
IV- OBJETIVO
Diante do aumento do consumo de drogas proibidas ou não, entre crianças e adolescentes em idade escolar e da ineficácia relativa as campanhas preventivas realizadas por órgãos públicos e privados, torna-se necessário um trabalho efetivo e contínuo de prevenção de uso de drogas, entre crianças e jovens que ainda não tiveram contato com tais substâncias.
 
O programa tem por objetivo a prevenção ao uso de drogas entre crianças em idade escolar, o qual será desenvolvido através de:
  1. Fornecimento de informações aos estudantes sobre álcool, tabaco e drogas afins;
  2. Ensinar os estudantes, na prática, as formas de dizer não às drogas;
  3. Ensinar os estudantes a tomar decisões acertadas e reconhecer as conseqüências de seus comportamentos;
  4. Trabalhar a auto-estima das crianças, ensinando-as a resistir às pressões do dia-a-dia que as envolvem.
V- PROERD NO ESTADO DO PARÁ.
O PROERD, teve início no Estado do Pará, em agosto do corrente ano, nos municípios de Barcarena, Conceição do Araguaia e Bragança, por terem sido as precursoras na divulgação e aceitação que fora de forma imediata, tão logo conheceram as vantagens do programa. Onde cada prefeitura através de parcerias formadas com empresas e a sociedade civil organizada para a aquisição das Cartilhas, camisetas e outros materiais, os quais mediante as parcerias computam um custo ZERO para as escolas.
 
A Polícia Militar dispõe em seu quadro uma equipe de mais de 38 (trinta e oito) instrutores Proerd, formados por uma equipe de Mentores da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Santa Catarina.
 
É muito cedo para fornecermos indicadores dos resultados do Proerd, no que se refere aos seus objetivos, contudo salientamos, que podemos observar crianças comprometidas com o programa, agindo como proerdianos, dizendo não às drogas e à violência.
 
As atividades do Proerd, poderão superar todas as expectativas se existir um esforço conjunto entre Polícia Militar, Secretaria de Estado da Educação, Conselho Estadual de Entorpecentes -CONEN/PA, Conselhos Municipais de Entorpecentes, Prefeituras Municipais, através de suas Secretarias de Educação, Escolas Particulares, Patrocinadores, sociedade civil organizada e Imprensa os quais contamos com total apoio, conseguimos formar um número significante de crianças.
 
Essa é mais uma forma de atuação preventiva que as Polícias Militares do Brasil oferecem às Famílias, aos Educadores e educando e a sociedade.
 
VI – PROERD NO COLÉGIO SOPHOS
As aulas do PROERD (curso de excelência recomendado  pela rede de ensino dos Estados Unidos) teve inicio no  Colégio Sophos em setembro do ano letivo de 2006 sendo  que a efetivação deste convênio com a Policia Militar ocorreu  no final do ano de 2005 pelo Diretor Executivo do Colégio  Sophos Paulo Fonseca e vem mobilizando desde então pais,  diretores, coordenação do Ensino Fundamental, professores  (principalmente a disciplina de Ética e Cidadania que iniciou  com a orientação e apoio da Profª e Mestre em sociologia  formada pela Universidade Federal do Pará Edileuza Pilleti e  atualmente o curso do Proerd está sob orientação do Profº Adalberto), e Serviço de Psicologia do Colégio Sophos tendo como alvo os alunos da 5ª série do Ensino Fundamental.
 
Em 2006, no período de março a junho, ocorreu a 1ª turma do PROERD nesta Instituição de ensino sob a orientação do Capitão Aragão da Polícia Mititar do Pará. Nos anos de 2007 e 2008, no primeiro semestre, o curso ocorreu sob orientação do Capitão Formigosa da Polícia Miltitar do Pará e em 2009 pela Cabo Roselene também da Polícia Militar do Pará, todos instrutores do PROERD.
Em novembro de 2009 iniciou-se, a pedido de alguns pais, o “PROERD para Pais” sob orientação da Cabo Rosilene.
 
Com o lema “O seu filho conta com você”, o “PROERD para Pais” tem o objetivo de estreitar os laços familiares. A função do instrutor do PROERD, ou facilitador, é atuar como mediador de conhecimento entre pais e filhos, levando aos pais a refletir sobre suas atitudes em relação aos filhos. Durante o curso foram realizados cinco encontros, nos quais os pais receberam orientações sobre afetividade, diálogo, drogas (tipos e formas de uso), violência, dentre outros, e ao final do curso participam de uma formatura junto com os alunos da 5ª série que participaram do curso do PROERD com a entrega de certificados de participação.
 
O curso é totalmente gratuito e ocorre 1 vez por semana durante um período de  3 meses. Neste período os alunos recebem uma cartilha do curso e tem aulas, na própria sala de aula, ministradas por um oficial habilitado fardado à frente das orientações e esclarecimentos sobre situações do dia-a-dia que envolvem o uso de drogas e violência aprendendo assim, tanto os aspectos relacionados aos riscos à saúde causados pelo uso de drogas quanto como atuar diante da pressão oferecida por determinados grupos para o uso destas substâncias. Desta forma, nossos alunos aprendem desde cedo a tomarem decisões saudáveis para suas vidas.
 
Ao final do curso, os alunos recebem certificado de participação e  participam de uma cerimônia de formatura com coquetel, entrega de camisa e boné do PROERD.
 
O Colégio Sophos entende seu papel na formação de cidadãos com hábitos de vida saudáveis e por isso tem firmado esta parceria com o PROERD.
 
Em 2010 serão mais de 300 alunos formados desde o início desta parceria.
 

CONTATO:
CORONEL PM ELOI WAYTH.
COORDENADOR ESTADUAL – PROERD
DIRETOR DE ENSINO DA PMPA
FONE/FAX: (91) 3246-0445